top of page

F1: Lewis Hamilton vence “Grande Circo” e torna-se no piloto mais vitorioso de sempre

Foto do escritor: jornalsatelitejornalsatelite

Atualizado: 20 de jan. de 2021

O Grande Prémio de Portugal decorreu este fim de semana, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Lewis Hamilton sagrou-se campeão e fez história, tornando-se o piloto mais vitorioso de sempre na disciplina máxima do desporto automóvel.

Ana Isabel Ribeiro (texto)


Fotografia: AFP


Corria o ano de 1996 e aceleravam todos para ver a maior competição de automobilismo do mundo no circuito Estoril. 24 anos depois o “Grande Circo” regressou a terras lusas e o palco escolhido foi o Autódromo Nacional do Algarve, em Portimão.


Foram três dias com direito a tudo para quem assistiu à Fórmula 1: carros incendiados e incumprimento das regras de distanciamento social fizeram parte do menu, mas as surpresas não ficaram por aqui. A adrenalina foi tanta que até uma das tampas do sistema de escoamento do Autódromo saltou à passagem de Vettel no final dos terceiros treinos livres.


Hoje foi o dia “D”. ÀS 13h13 da tarde as luzes vermelhas apagaram-se para dar início aprova. Durante as 66 voltas na “montanha russa”, como é apelidada pelos pilotos tendo em conta o relevo e as dificuldades técnicas, Lewis Hamilton (Mercedes) e Valterri Bottas (Mercedes) foram companheiros de viagem, mas a pouco tempo do fim apenas um podia chegar ao destino. A três voltas do final, Hamilton galgou terreno e conseguiu uma vantagem de 22 segundos sobre o adversário.


O final chegou poucos minutos depois das três e meia da tarde quando o britânico cruzou a meta.


A grelha de partida, onde o inglês conquistou a 97ª pole position, já vinha a anunciar este desfecho e quem fez apostas monetárias estará, neste momento, com os bolsos recheados.


"Não podia ter feito isto sem vocês. Obrigado por continuarem a acreditar em mim e continuar a perseguir a perfeição", disse Hamilton à equipa através da rádio.

“Tem sido um privilégio trabalhar com todas estas pessoas. Estou muito grato. Obrigada à Mercedes. É uma honra. Ninguém está relaxado com este sucesso, continuamos a insistir, a insistir, a insistir. Sentimo-nos inspirados. Não há nada assim. Hoje foi difícil”, disse no final da corrida.


Com o ouro atribuído, restam apenas a prata e o bronze que pertencem, respetivamente, a Bottas e Max Verstappen.


Para além de vencedor do Grande Prémio de Portugal, aos 35 anos Lewis Hamilton faz história, tornando-se no piloto mais vitorioso da história do automobilismo, ultrapassando as 91 voltas do alemão Michael Schumacher.


Em 1996 o pódio foi ocupado por Jacques Villeneuve. O Grande Prémio de Portugal começou na sexta-feira e acabou hoje, dia 25.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page